Rentabilidade do sector hoteleiro espanhol está 6% abaixo do nível de 2019

Rentabilidade do sector hoteleiro espanhol está 6% abaixo do nível de 2019

Sendo este mercado concorrente do turismo português, importa avaliar as suas previsões. Assim, segundo a associação patronal do sector hoteleiro espanhol (`), a rentabilidade das empresas hoteleiras continua a ser 5,9% inferior à de 2019. Prevêem um Verão bem-sucedido em termos de volume de negócios e emprego, mas com uma moderação do consumo, e sem que as empresas recuperem as margens de rentabilidade.

Ainda segundo esta associação patronal, o volume de negócios do sector ultrapassou os dados de 2019, registando um aumento de 7,8%. No entanto, este aumento deve-se em parte à inflação que afecta os preços. Se tivermos em conta este aumento dos preços, o volume de negócios é 5,9% inferior ao de 2019.

Em 2023, registaram-se aumentos notáveis nas vendas em comparação com 2022, particularmente no consumo turístico de lazer. No entanto, o consumo quotidiano tem sido mais lento, possivelmente devido ao impacto do teletrabalho.

A associação informou ainda que, devido à intervenção de manutenção, em certas zonas das grandes cidades, como Madrid ou Barcelona, os padrões de consumo sofreram alterações em comparação com a época pré-pandémica.

O sector hoteleiro espanhol tem afirmado que os seus resultados positivos se devem principalmente ao aumento do volume de vendas e não à melhoria das margens de lucro. O sector hoteleiro espanhol comunicou ter enfrentado um crescimento significativo dos custos, mas compensou algumas despesas através de aumentos de preços. No entanto, as margens comerciais ainda estão a recuperar lentamente. Além disso, a indústria do turismo teve de ajustar as suas tarifas em Novembro de 2022, após um impacto lento da escalada geral dos preços que começou no início do ano.

Relativamente ao progresso do emprego, os dados mais recentes de Junho indicam um número recorde de trabalhadores, perto de 1,9 milhões, um valor nunca antes alcançado. Isto representa um aumento médio de quase 100 mil empregados no primeiro semestre do ano, sendo 65 mil no sector da restauração.

Segundo a mesma fonte, as ilhas, a costa mediterrânica e os destinos do norte de Espanha estão na vanguarda do dinamismo das vendas previstas para este Verão.

 

(`) A Associação Patronal Espanhola do Sector da Hotelaria é uma organização que representa os interesses das empresas de hotelaria em Espanha

 

Fonte: hosteleriadigital.es

24 Julho 2023